quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Próteses de ATM

Apesar de serem comuns atualmente as próteses de ATM são mais antigas do que se pensa. Eram ditas de estoque e havia regulagem paz a altura em relação ao ramo. O que dita a durabilidade é a pouca manipulação na hora da instalação não favorecendo fraturas. Esta prótese por exemplo foi instalado por nós em 98







sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Inclusões atípicas


Inclusões atípicas de dentes não são incomuns. A maioria das vezes se dá por falta de espaço no continente ósseo, por impossibilidade do desenvolvimento normal do dente ou por causas adversas, como trauma. Um correto planejamento e o uso de instrumentais adequados deve ser considerados para a remoção. 
Elemento 23 invertido incluso entre a parede lateral da fossa nasal e a parte medial do seio maxilar 

Protocolo com carga imediata

A prótese do tipo protocolo sobre implantes, pode ser colocada após a inserção dos implantes. A distribuição destes no continente ósseo é determinante para o sucesso porque as forças se dissipam favorecendo a passividade no período da osteointegração. 
Aspecto do pós operatório dois dias após a inserção dos implantes. 
Aspecto da prótese instalada, confeccionada em resina acrílica 
Aspecto estético 


quarta-feira, 10 de junho de 2015

Reconstrução mandibular

Reconstrução mandibular realizada há 19 anos com enxerto de crista ilíaca e placa de reconstrução stryker, com implantes e reabilitação protetica . Notem os fios de aço para união dos segmentos ósseos 

quarta-feira, 1 de abril de 2015

ACIDENTES POR ARMA DE FOGO

As armas de fogo podem provocar variados traumatismos estando a vítima à frente da mira ou por trás dela. Mas como isso ocorre?
Dependendo do tipo da arma existem diversos tipos de percussão para acionamento da espoleta que deflagra a centelha que por sua vez provoca a explosão da pólvora dentro do cartuxo. As culatras são responsáveis por esta percussão e muitas delas têm um recuo que minimiza o "coice"da arma além de expelir o cartuxo usado e inserir outro automaticamente. Quando não há este recuo as armas sofrem estresse e muitas vezes, literalmente estouram, fazendo com que a culatra se solte violentamente atingindo a região orbitária que esta mirando. Normalmente em pessoas destras, o lado direito é atingido. Isto ocorre em geral com armas antigas e com pouca manutenção, e nas regiões da zona rural onde este tipo é usado para caça.



FIXAÇÃO DE FRATURA MULTI-FRAGMENTOS

As fixações rígidas para redução das fraturas faciais são feitas através de placas do sistema 1.5mm, 2.0mm. e 2.4mm dependendo do tipo de fratura e de sua configuração. Nos casos em que haja fartura com múltiplos segmentos a indicação é fixação por meio de placas 2.0mm com perfil largo para estabilidade em areas de compressão e tensão. Parafusos trans-corticais podem ser usados para fixação de segmentos em bisel, como vistos na figura abaixo.


Fratura de múltiplos segmentos de mandíbula fixados com placas 2.0 e parafusos trans-corticais 

quarta-feira, 11 de março de 2015

MORDIDA ABERTA

A mordida aberta é uma condição em que o paciente não oclui seus dentes de forma normal e harmoniosa. Os motivos variam desde hábitos deletérios como sucção digital, alteração do desenvolvimento, obstrução nasal, por conseguinte respiração bucal e fraturas. Correção desta condição é feita através da ortodontia e da cirurgia para reposicionamento dos segmentos envolvidos. Neste caso abaixo, na primeira foto o paciente esta com os dentes ocluídos, (note o contato dos molares). Na segunda foto a correção da deformidade.

 Mordida abrta 

Correção cirúrgica

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Cirurgias em ambiente hospitalar

Cirurgias podem ser realizadas em consultórios ou a nível hospitalar. Estas podem ser sob anestesia local, sedação ou anestesia geral. Estas opções dependem da complexidade do caso. Nos casos das cirurgias ortognáticas, pelo envolvimento de segmentações ósseas da face é mandatório o emprego da anestesia geral. Para tanto uma equipe envolvendo profissionais da especialidade, anestesista e pessoal de apoio é necessária para o bom andamento do procedimento. Outras cirurgias de grande porte, reconstrutivas ou de trauma devem ser realizadas no mesmo ambiente

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O levantamento de seio maxilar


O leventamento de Seio Maxilar é um procedimento simples e que deve ser utilizado quando há falta de osso em área reabsorvida pela  pressão do ar nesta região. Vários materiais podem ser utilizados para aposição e formação óssea, desde enxertos alógenos, autógenos, xenógenos e biológicos. A técnica cirúrgica consiste em  expor o seio maxilar  através de osteotomia delicada, a mucosa é deslocada com o auxilio de descoladores desenhados especialmente para este fim. Após um período de seis a oito meses é possível instalação de implantes na região.



terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O óxido nitroso como opção de sedação

O temor pelo dentista é uma realidade que não pode ser ignorada. O paciente temeroso pode negligenciar um tratamento por puro pavor de ir ao dentista. O que poucos sabem é que existem opções para um tratamento mais tranquilo do ponto de vista de ansiedade. Por exemplo a anestesia geral em ambiente hospitalar, mas que tem o inconveniente da restrição de determinados equipamentos que não podem, ou ao difíceis de transportar. A sedação endovenosa que pode ser feita no consultório mas que exige a presença de um anestesista e de material para entubação caso seja  necessário e a sedação consciente por óxido nitroso. Este tipo de sedação pode ser executado pelo cirurgião dentista, desde que seja habilitado, e tem a segurança de ser controlada, não haver perca de consciência e nem dos reflexos vitais.