quarta-feira, 1 de abril de 2015

ACIDENTES POR ARMA DE FOGO

As armas de fogo podem provocar variados traumatismos estando a vítima à frente da mira ou por trás dela. Mas como isso ocorre?
Dependendo do tipo da arma existem diversos tipos de percussão para acionamento da espoleta que deflagra a centelha que por sua vez provoca a explosão da pólvora dentro do cartuxo. As culatras são responsáveis por esta percussão e muitas delas têm um recuo que minimiza o "coice"da arma além de expelir o cartuxo usado e inserir outro automaticamente. Quando não há este recuo as armas sofrem estresse e muitas vezes, literalmente estouram, fazendo com que a culatra se solte violentamente atingindo a região orbitária que esta mirando. Normalmente em pessoas destras, o lado direito é atingido. Isto ocorre em geral com armas antigas e com pouca manutenção, e nas regiões da zona rural onde este tipo é usado para caça.



FIXAÇÃO DE FRATURA MULTI-FRAGMENTOS

As fixações rígidas para redução das fraturas faciais são feitas através de placas do sistema 1.5mm, 2.0mm. e 2.4mm dependendo do tipo de fratura e de sua configuração. Nos casos em que haja fartura com múltiplos segmentos a indicação é fixação por meio de placas 2.0mm com perfil largo para estabilidade em areas de compressão e tensão. Parafusos trans-corticais podem ser usados para fixação de segmentos em bisel, como vistos na figura abaixo.


Fratura de múltiplos segmentos de mandíbula fixados com placas 2.0 e parafusos trans-corticais