sexta-feira, 19 de junho de 2009




A cirurgia BUCO MAXILO FACIAL, é uma especialidade da odontologia que trata os problemas da boca e da face. Divide-se em oral maior e oral menor.

As cirurgias menores são, em geral, realizadas sob anestesia local e em consultório. São por exemplo cirurgias para remoção de dentes, que por falta de espaço não conseguiram nascer, como os comuns dentes do ciso. As pequenas lesões decorrentes de tratamentos de canal, cistos, fibromas de lábio, lesões de glândulas salivares, pequenos tumores ósseos, implantes osteointegrados e cirurgias auxiliares na correção ortodôntica. Cirurgias corretivas pré-protéticas e pré-implantes também podem ser feitas sob anestesia local a nível de consultório.

Já as cirurgias maiores, ou seja, as que demandam mais tempo cirúrgico e requerem uma maior exposição tecidual, muitas vezes são realizadas em centro cirúrgico e com anestesia geral. As fraturas dos ossos da face, muitas vezes associando vários deles ao mesmo tempo, requerem cuidados especializados para que o paciente seja prontamente atendido sem o risco de seqüelas ou defeitos pós traumáticos. Cirurgias para remoção de tumores maiores com risco de maior sangramento e que necessitem de retalhos extensos para o reparo tecidual. As cirurgias ortognáticas em que são realizados grandes movimentos ósseos para correção de defeitos do crescimento, como as pessoas de mandíbula pequena onde promovemos um avanço do segmento ósseo ou grande em que fazemos o recuo, ou como tratamento coadjuvante da ortodontia em pacientes muito dentuços, de face longa ou de face curta. São cirurgias que devem ser programadas e planejadas para um resultado ideal tanto para o paciente quanto para o profissional e equipe envolvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário