quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cirurgia Ortognática
A cirurgia ortognática é um procedimento feito para corrigir os defeitos do crescimento, que afetam os maxilares e dão desconforto estético e funcional de forma geral.

Os pacientes portadores destas deficiências, ou discrepâncias, muitas vezes não gostam de sua aparência e não sabem que existe tratamento para o seu problema. Algumas pessoas apresentam o queixo grande demais, ou são muito dentuças, ou ainda, não conseguem mastigar direito porque seus dentes não se encontram corretamente.

As deformidades dento-faciais apresentam-se em dois tipos de classes principais, descritas na literatura científica, são elas:

Micrognatismo ou Retrognatismo: A mandíbula (parte inferior) é menor que a maxila (parte superior). Neste caso pode-se optar por encurtar a maxila ou alongar a mandíbula. Esta deformidade é conhecida como Classe II, de Angle.

Prognatismo: A mandíbula (parte inferior) é maior do que a maxila (parte superior). Neste caso pode-se optar por reduzir ou recuar a mandíbula. Esta deformidade é conhecida como Classe III, de Angle.

Para que esse procedimento seja realizado, faz-se necessário que o ortodontista seja consultado para uma orientação inicial e consequente planejamento do caso ortodôntico. Em seguida, as correções serão sugeridas e se for constatado algum problema esquelético, o ortodontista indicará a cirurgia. Passamos então a planejar junto com ele a fase cirúrgica, de acordo com sugestão e estudos dos dois lados, até o paciente estar em condições para o procedimento final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário